» NOTA DE FALECIMENTO
» Reach Consultancy estabelece parceria com o ILTC
» Projeto parceiro do ILTC inaugura o Arquivo de Memória Amélia Tomás, em Cantagalo

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


RMC comemora 10 anos de sucesso com lançamento de livro produzido pelo ILTC

Na última quarta-feira (21), aconteceu no The Royal Palm Resort, em Campinas (SP), o lançamento do livro que conta a trajetória dos 10 primeiros anos da RMC â?? Região Metropolitana de Campinas â??. Estiveram presentes durante a noite mais de 250 convidados, autoridades e 14 prefeitos da região, que comemoraram as conquistas da RMC.

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, idealizador do projeto, falou em seu discurso sobre a necessidade de documentar estes primeiros anos e destacou os principais acontecimentos deste capítulo da história da região. De acordo com Reis, a região é privilegiada, devido ao fato de estar próxima das principais rodovias do Estado, além do Aeroporto internacional de Viracopos e de todos os outros diferenciais que ela abriga, como os pólos de tecnologia, têxtil, petroquímica, flores, cerâmica e uma vasta agricultura.

â??Nos últimos 10 anos cerca de 400 mil pessoas vieram morar na região, hoje estamos em quase 3 milhões de habitantes e nossa região é a segunda mais rica do país em desenvolvimento econômico, e isso, porque estamos localizados em um local estratégicoâ?, reforçou.

Um dos editores do livro, o escritor e consultor do ILTC â?? Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência, Gian Calvi, destacou a importância da RMC, que caminha para ser a região do conhecimento e da informação. â??Precisamos fortalecer cada vez mais as esferas da educação, ciência, tecnologia e inovação em conjunto com a saúde e a proteção ambiental, tudo isso como membros de uma grande famíliaâ?.

O prefeito de Campinas, Pedro Serafim, também esteve presente no evento acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, José Afonso da Costa Bittencourt. Segundo o prefeito, a publicação será um excelente instrumento de trabalho. â??O livro é um trabalho belíssimo que mostra a RMC com foco nos interesses dos futuros investidores. Parabenizo a todos pelo projeto, que levará a região aos investidores do mundo inteiro de forma impecável e eficienteâ?.

O Livro

Escrito pelo jornalista José Pedro Martins, um profundo conhecedor da região, que atua há mais de 30 anos registrando a história de Campinas e das cidades do entorno. O livro possui 176 páginas e conta a história desde o projeto de lei estadual que criou a RMC, em abril de 2000, durante o governo Mário Covas. â??Em apenas 10 anos a região cresceu mais de 15%, prova evidente de como foi acertada a criação da RMCâ?.

Em um dos trechos do livro, o jornalista detalha o processo de estruturação da RMC: â??Uma nova linguagem de cidadania, uma nova modalidade de gestão compartilhada dos bens, dramas e interesses públicos regionais. O processo de estruturação da Região Metropolitana de Campinas, nestes primeiros 10 anos de existência, foi a narrativa da busca de um adequado sistema de gestão do espaço urbano conturbado, território onde vive um número cada vez maior de brasileirosâ?.

Por Carolina Machite
Fonte: Folha de Campinas - http://www.mcjeditora.com.br/portal/2012/03/lancamento-de-livro-comemora-os-10-anos-de-conquistas-da-rmc/

 

 

 

 

 

  Copyright © 2021 ILTC       Todos os direitos reservados.