» REACH TRAINING 2018 - Elabore Propostas Competitivas para Projetos com a Comissão Europeia
» REACH EUB-DAY 2018
» ILTC lança Curso Raiz
» 4ª chamada do programa Horizon 2020 será tema do Seminário REACH EUB-Day
» ILTC disponibiliza videos do Seminário Saúde Pública em canal Youtube
» Doris Ferraz de Aragon é homenageada pela SBC

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


Inauguração do Arquivo de Memória Amélia Tomás: um novo projeto, uma nova história

Vinte e um anos após sua morte, o nome de Amélia Tomás ressurge nas páginas da história cantagalense.  Na próxima sexta-feira (25-05-2012), será inaugurado o Arquivo de Memória Amélia Tomás. O espaço, reservado para leitura, estudo, arquivamento, memória e educação patrimonial, receberá o nome da ilustre professora e escritora local, que ocupou o cargo de primeira diretora da Casa de Euclides da Cunha (Cantagalo – RJ). A concepção do projeto, fruto de um trabalho interinstitucional (UFRJ e UERJ) de extensão do já existente 100 Anos Sem Euclides, através do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, emerge como um meio de incentivar o sentimento de pertencimento dos cidadãos e uma tentativa de resgatar parte da tradição regional.

Graduandos e docentes dos cursos de Letras, Pedagogia e História das universidades cogestoras reuniram-se e firmaram parcerias entre instituições e diversos profissionais, dentre eles, o professor Gilberto Cunha, residente na cidade de Cantagalo e dono de um singular acervo pessoal. O projeto contará, ainda, com a participação da comunidade local, a fim de ampliar o registro de manifestações culturais populares e coletar depoimentos e materiais sobre a célebre mestra e, assim, promover uma maior divulgação do nome de Amélia Olga Herdy Thomaz.

A inauguração se dará na Casa de Euclides da Cunha, sede do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, às 18h do dia 25 de maio, com a apresentação da equipe de trabalho, composta por professores e bolsistas de graduação e pós-graduação da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

  Copyright © 2017 ILTC       Todos os direitos reservados.