» NOTA DE FALECIMENTO
» Reach Consultancy estabelece parceria com o ILTC
» Projeto parceiro do ILTC inaugura o Arquivo de Memória Amélia Tomás, em Cantagalo

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


ILTC participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói

Espaço de atividades do ILTC surpreende visitantes na SNCT

O Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência - ILTC,  marcou presença, dia 21 de outubro, no Campo de São Bento, através atividades integradas às da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia em Niterói durante a Semana Nacional. O tema principal foi Economia verde, Sustentabilidade e Erradicação da pobreza.

As atividades do espaço montado pelo Instituto recebeu centenas de visitantes, na maioria crianças, durante todo o evento no domingo. Toda a programação buscou parceiros inovadores e sustentáveis como: oficinas de contação da História de um Cambucazinho, baseada no livro infantil com o mesmo nome e escrito por Fabiana Corrêa. Foram utilizados materiais como terra colorida, areia colorida, seixos, galhos, sementes, musgos e similares. "História de um Cambucazinho" conta as desventuras de um jovem cambucá, que vive em um recanto de Mata Atlântica. Cambucazinho sente-se solitário, já que não existem outros cambucás na floresta onde mora e resolve, então, desaparecer. A bicharada da floresta nota seu desaparecimento e, assim, começa uma aventura de resgate e amizade.

Também foi sucesso a Oficina Brincando com Sucatas, que contou com a confecção e exposição de brinquedos feitos com material reaproveitável que conseguiu resgastar nos visitantes, de forma lúdica, o prazer de brincar. As dinamizadoras Wanderlucy Bezerra da Silva, Ana Lúcia Rodrigues da Silva e Anahy Quoglio são vinculadas ao Projeto Brinquedoteca: oficina de atividades lúdicas coordenado por Adelaide Rezende de Souza.

Leia mais clicando aqui.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza mais de 800 instituições de todo país

A grande mobilização de escolas e instituições de pesquisa em todo o país marcou a realização da nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que terminou neste domingo (21). Mais de 23 mil atividades foram cadastradas no site oficial do evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2011, foram realizadas16 mil ações. O recorde, neste ano, consolida a tendência de crescimento desde a primeira edição, em 2004, quando foram promovidas 1.800 iniciativas. Na avaliação do secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis/MCTI), Eliezer Pacheco, o evento superou todas as expectativas, com a mobilização de mais de 800 instituições e 600 municípios em todos os estados da federação e no Distrito Federal.

O titular da Secis atribuiu o resultado positivo ao esforço dos expositores envolvidos. â??Nós tivemos uma adesão muito grande. São milhares de expositores em todo o país, entre instituições científicas e educacionais. Na verdade, são eles que fazem a semana. Sem essa participação, nós não teríamos a capacidade de realizar uma semana com a expressividade que tivemos neste anoâ?, avaliou. Eliezer Pacheco destacou a importância também da participação dos estudantes nos eventos da SNCT, inclusive no sábado e no domingo, como foi verificado em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília). â??Isso demonstra o interesse, especialmente da juventude brasileira, pela pesquisa, pela tecnologia e pela ciência de forma geralâ?. Para Pacheco, a mobilização em torno do evento reflete, de forma significativa, o momento que o Brasil está vivendo, na busca pelo desenvolvimento democrático, soberano e inclusivo. â??O brasileiro é otimista e acredita no futuro. Temos a convicção de que a ciência e a tecnologia podem, e devem, nos ajudar a tornar este país, cada vez mais, uma potência diferenciada em relação às demais nações do mundo. Uma potência preocupada com a inclusão, com a sustentabilidade, com a erradicação da miséria e com a solidariedade entre os povosâ?, disse.

Grande parte das atividades concentrou-se entre os dias 15 e 21 de outubro. No entanto, alguns estados antecederam ou irão, ainda, realizar eventos relacionados à semana até o final do ano, como é o caso de Santa Catarina (SC) e Amapá (AP). As regiões Norte e Sudeste do país se destacaram no número de atividades programadas para esta edição, em especial os estados de Rondônia (4.372 ), Amazonas (3.891), Minas Gerais (3.323) e Rio de Janeiro (2.505).

Semana Decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 9 de junho de 2004, estabeleceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser comemorada, anualmente, no mês de outubro. Popularizar a ciência, mostrar sua importância ao desenvolvimento do país, além de incentivar a população a valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação, são os principais objetivos do evento, que é realizado, em todo o país, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a colaboração de entidades e instituições de ensino e pesquisa.

Como ocorre a cada ano, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social. O tema â??Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobrezaâ? foi escolhido para 2012, em sintonia com as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), promovida pela ONU em junho deste ano, no Brasil. A Assembleia-Geral das Nações Unidas também declarou 2012 o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o tripé temático abordado na 9ª SNCT representa o grande desafio da ciência brasileira hoje. Contemplados os três pontos, afirmou, â??vamos nos conduzir inevitavelmente para os horizontes do desenvolvimento sustentávelâ?.

FONTE: : Denise Coelho â?? Ascom do MCT

 

 

 

 

 

  Copyright © 2021 ILTC       Todos os direitos reservados.