» NOTA DE FALECIMENTO
» Reach Consultancy estabelece parceria com o ILTC
» Projeto parceiro do ILTC inaugura o Arquivo de Memória Amélia Tomás, em Cantagalo

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


Sede do projeto Cidades da Solda de Cosmópolis é inaugurada

Cerimônia contou com a presença do prefeito de Cosmópolis, representantes da Petrobras e empresas parceiras e pessoas da comunidade

Cidades da Solda CosmópolisNo último dia 9 aconteceu a cerimônia de inauguração da sede do projeto Cidades da Solda de Cosmópolis. O prefeito de Cosmópolis, representantes da Petrobras, empresa patrocinadora do projeto, representantes das empresas parceiras e pessoas da comunidade estiveram presentes no evento.

Segundo Gian Calvi, do ILTC - Instituto de Lógica, Teoria e Filosofia da Ciência, coordenador do projeto, a conquista desse espaço é o início de um sonho. â??Para apoiar esse projeto basta nos procurar. Esperamos que todos possam ajudar a transformar Cosmópolis em uma cidade referência na RMCâ?, diz.

Para Lucila Martinez, do ILTC, esse projeto vai contribuir para criar um ambiente de competitividade na cidade e promover o bem estar coletivo. â??Além da sede, continuaremos trabalhando  na construção do parque das esculturas feitas pelos alunos em parceria com grandes artistas, ocupando assim a área total de 10.300 m2. O Cidades da Solda é mais uma iniciativa estruturante que apoia o desenvolvimento sustentável para a cidade de Cosmópolisâ?, explica.

Desenvolvimento sustentável e capacitação profissional

De acordo com Luiza França, Gerente de Capacitação Profissional da Indústria, na Petrobras, o objetivo desse projeto é capacitar as pessoas que moram no entorno da REPLAN para que trabalhem na expansão da refinaria e em outros empreendimentos no pais. â??Mais de 70% dos alunos capacitados em nossos projetos estão empregados. A capacitação profissional é algo que não pode ser tirada do cidadãoâ?, enfatiza.

Michel Campos, consultor da Petrobras, explicou que o projeto também visa mitigar problemas sociais como a migração de pessoas para a cidade. Por isso, inicialmente, somente moradores de Cosmópolis podem participar. â??Fizemos uma avaliação da capacidade da região em oferecer mão de obra. Percebemos que, para a cidade, o projeto será um dos pilares do desenvolvimento sustentável e para ampliar o ambiente de negócios no municípioâ?, diz.

Segundo Gilmar Pires, da Gerencia de Empreendimentos da Replan, em média, mais de 50% dos colaboradores que foram contratados para as obras da Modernização da Refinaria de Paulínia, residem em Cosmópolis. â??Uma das vocações da população é voltada para prestação de serviços no mercado de petróleo e gás. Nossa meta é empregar o maior número possível de alunos e promover sua contratação na cadeia produtiva de P&Gâ?, destaca.

O prefeito de Cosmópolis, Antônio Fernandes Neto, convidou outras empresas da cidade e da região para que se unam a estes esforços que são também de desenvolvimento e responsabilidade social e ambiental,  como parceiros deste projeto, e enfatizou a importância da dedicação dos alunos. â??Cidades da Solda será de grande importância para ajudar também a alcançar os objetivos de aumento da arrecadação do municípioâ?, explica.

Empresas parceiras estão otimistas

De acordo com Camila Stefanelli, coordenadora de projeto do Instituto 3M, o objetivo da parceria da 3M com o projeto é contribuir para  a promoção e capacitação dos alunos. â??A missão do instituto é promover o empreendedorismo social. Por isso trabalhamos com a capacitação inovadora. Esperamos transmitir a cultura de inovação da 3M para os envolvidos no projetoâ?.

Paulo Novais, da Belgo Bekaert Arames, empresa parceira em todas as demais Cidades da Solda no Brasil, explica que um dos pontos positivos do projeto é a capacitação de mulheres soldadoras. â??A mulher ganha mais oportunidade de trabalho, o que é muito bom, já que elas são mais caprichosas. Na nossa empresa, por exemplo, entregamos prêmios para os melhores soldadores, que podem até se tornar chefesâ?, diz.

A sede

A sede foi construída em um terreno cedido pela Prefeitura de Cosmópolis, no bairro Recanto Novo Cosmópolis. O espaço possui três salas de aula, 16 cabines para aulas práticas de soldagem, banheiros, almoxarifados, sala de professores, recepção, espaço para convivência dos alunos, entre outros.

Segundo Lucila, o projeto recebeu importante apoio da comunidade local. "Este projeto para a comunidade de Cosmópolis que se inicia como espaço educacional, se tornará em dois anos, em um espaço cultural, para o lazer contemplativo, esportivo,recreativo, cultural e aquisitivo para todos, e até em um  atrativo turísticoâ?, explica.

Sobre o Cidades da Solda

O â??Cidades da Soldaâ? tem o objetivo de formar soldadores e maçariqueiros em comunidades carentes, próximas a unidades industriais e fornecedores de bens e serviços. Em Cosmópolis atenderá 400 pessoas entre 18 e 59 anos,  prioritariamente, jovens das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, ou que se enquadram no perfil do programa, bem como trabalhadores das empresas contratadas da REPLAN.

FONTE: http://www.cosmopolis.sp.gov.br/news/2013-01-10/sede-do-projeto-cidades-da-solda-de-cosmopolis-e-inaugurada/

 

 

 

 

 

  Copyright © 2021 ILTC       Todos os direitos reservados.