» REACH TRAINING 2018 - Elabore Propostas Competitivas para Projetos com a Comissão Europeia
» REACH EUB-DAY 2018
» ILTC lança Curso Raiz
» 4ª chamada do programa Horizon 2020 será tema do Seminário REACH EUB-Day
» ILTC disponibiliza videos do Seminário Saúde Pública em canal Youtube
» Doris Ferraz de Aragon é homenageada pela SBC

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


ILTC coordena e comemora a 1ª formatura do Cidades da Solda

O prefeito de Cosmópolis, Dr. Antonio Fernandes Neto, participou na noite de ontem, terça-feira, 21, da formatura das duas primeiras turmas do curso de solda de tubulação do Projeto Cidades da Solda de Cosmópolis, realizado com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e a parceria de 11 instituições, dentre as quais a Prefeitura de Cosmópolis.

Estiveram presentes representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, da Petrobras/RJ e Replan, além de representantes das empresas parceiras.

O curso iniciou em janeiro, com 338 horas de aula. No total 24 alunos se formaram. O prefeito Dr. Antonio aproveitou a ocasião para citar que, por meio do “Cidades da Solda”, futuramente a cidade receberá o Parque das Esculturas, desdobramento do programa.

Está prevista a formação de pelo menos 400 soldadores nos próximos anos. Dentre os matriculados para 2013, foi de 45% do público feminino.

“Temos a felicidade de ser vizinhos da Petrobras, que eu quero agradecer por ter contratado o ILTC (Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência), que tem pensado em novos projetos para a nossa cidade”, disse Dr. Antonio. O prefeito disse que a primeira formatura do Cidades da Solda é resultado de uma conquista para toda a cidade e revelou ter participado de uma aula para ter melhor conhecimento sobre o curso. Na formatura os alunos receberam diplomas de Soldadores de Tubulação que foram emitidos pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), parceiro a mais no projeto.

A realização, coordenação geral e gestão do projeto estão a cargo do ILTC – Instituto de Lógica, Teoria e Filosofia da Ciência, uma instituição privada, de caráter técnico-científico, educacional e beneficente, sem fins lucrativos, criada há mais de 30 anos. O cadastro para os candidatos às novas vagas do “Cidades da Solda” é realizado pelo Centro de Referência ao Trabalhador de Cosmópolis (CRTC), que é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Geração de Emprego e Renda, que está localizado à rua Otto Herbst, 65, Centro, telefone 3872-2535.

Diversas empresas iniciaram um processo de seleção para possível contratação dos alunos recém-formados. Com este motivo, o Cidades da Solda recebeu a visita das empresas locais, tais como Usina Ester e CaldPlan.

O aluno e orador das turmas, Reinaldo Aparecido de Campos, destacou o pioneirismo do que ele considera uma família. “Nestes meses que trabalhamos juntos, alguns desistiram, mas os que terminaram o curso como nós, deixaram sua marca aqui, porque nós participamos da construção das oficinas do Projeto Cidades da Solda de Cosmópolis”, declarou.

Fonte: http://www.cosmopolis.sp.gov.br/news/2013-05-22/dr-antonio-participa-da-1-formatura-do-cidades-da-solda/

Saiba mais sobre o evento do projeto social Cidades da Solda

O projeto Cidades da Solda é patrocinado pela Petrobras - integrando o Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania - oferecendo qualificação profissional e aprimorando a capacitação de  trabalhadores residentes em Cosmópolis, propiciando a formação de profissionais que terão melhores oportunidades para competir no mercado de trabalho.

Em Cosmópolis o projeto é desenvolvido pelo ILTC (Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência), e agrega diversas parcerias com empresas da região e com a prefeitura municipal. Os cursos de capacitação técnica são ministrados por professores do SENAI e beneficiarão, em dois anos, cerca de 400 participantes.

O cadastramento dos interessados é feito no CRTC (Centro de Referência do Trabalhador de Cosmópolis). Para participar é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e comprovar residência em Cosmópolis. Inicialmente são oferecidos cursos de Soldador de Tubulação e Soldador de Estrutura, com turmas de 20 alunos cada, nos períodos manhã/tarde/noite e duração de 338 horas (4 meses para as turmas diurnas e 6 meses nas noturnas).

 

 

 

 

 

  Copyright © 2017 ILTC       Todos os direitos reservados.