» REACH TRAINING 2018 - Elabore Propostas Competitivas para Projetos com a Comissão Europeia
» REACH EUB-DAY 2018
» ILTC lança Curso Raiz
» 4ª chamada do programa Horizon 2020 será tema do Seminário REACH EUB-Day
» ILTC disponibiliza videos do Seminário Saúde Pública em canal Youtube
» Doris Ferraz de Aragon é homenageada pela SBC

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


Pesquisadores participam de Congresso Internacional de Educação a Distância

Entre os dias 9 e 12 de setembro, coordenadores, professores e tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Alagoas participaram do 19º Congresso Internacional de Educação a Distância, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ocorrido no Centro de Convenções da cidade de Salvador, Bahia.

O tema central do evento foi “Bons profissionais fazem bons programas de EAD: como estamos?". Diversos aspectos foram abordados a partir desta temática, como tecnologias digitais, tutoria, ambientes educacionais, softwares, material didático, avaliação, gestão e planejamento.

Leide Jane de Sá Araújo (professora do Instituto de Computação da Ufal), Douglas de Lima Feitosa (tutor e professor do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação IC/Ufal) e Roberta Vilhena Vieira Lopes, tutora do mesmo curso, apresentaram o trabalho “Uso de combinação social para alocação de tutores na EAD”.

A tutora do curso de Pedagogia, Maria Aparecida de Araújo Lima, apresentou os trabalhos “Planos de tutoria e expectativa do tutor da UAB” e “Autoria do discente online: principais dificuldades”.

Relato de Inovação

O coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Luis Paulo Mercado, e o coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos, Carloney Alves de Oliveira, apresentaram o Relato de Experiência Inovadora “As Redes Sociais como Espaço de Comunicação e Interação entre Professor e Alunos na Educação Superior”.

O evento constituiu um espaço importante para análise e discussão das perspectivas e avanços da modalidade da EAD no país, principalmente os aspectos referentes aos marcos regulatórios da modalidade e a flexibilização da oferta de cursos atendendo a expansão de vagas no ensino superior brasileiro.

A EAD da Ufal tem investido na participação e apresentação de resultados de ações de ensino e pesquisa em eventos de qualidade na área educacional. Para o coordenador-geral da Cied, “a universidade tem apoiando diretamente todos os envolvidos na EAD/UAB a pesquisarem sobre suas práticas e a compartilharem com a comunidade científica por meio da socialização dos resultados em congresso e publicações nos mesmos e em periódicos”.

Fonte: Aquiacontece.com.br

 

 

 

 

 

  Copyright © 2017 ILTC       Todos os direitos reservados.