» NOTA DE FALECIMENTO
» Reach Consultancy estabelece parceria com o ILTC
» Projeto parceiro do ILTC inaugura o Arquivo de Memória Amélia Tomás, em Cantagalo

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


Fóruns de Agenda 21 na Região do Conleste apresentam resultados de 2013

Novo modelo de governança para concretização das ações das Agendas 21 Locais foi apresentado durante o encontro

O II Encontro dos Fóruns de Agenda 21 na Região do Conleste, realizado ontem, 12/12, no Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em São Gonçalo, foi um sucesso. O evento reuniu mais de 200 pessoas e teve como um dos objetivos apresentar o resultado do trabalho de acompanhamento das ações realizado pelos Fóruns Locais ao longo de 2013.

Durante o encontro, também foi anunciado um novo modelo de governança que facilitará a concretização das ações das Agendas 21 Locais. Para falar sobre o assunto, estiveram presentes o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc e o Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Firmino Martins Pereira. Também participaram do evento o coordenador Regional RJ/ES da Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras, José Abadia Ribeiro e o gerente de Estruturação do Negócio do Comperj, Daniel Rocco.

Na abertura do Encontro, Ricardo Frosini, coordenador geral da Agenda 21 Comperj, destacou o trabalho que está sendo realizado há seis anos e acredita que a Agenda 21 é um bom caminho para propor mudanças em uma sociedade que precisa ser transformada. "A agenda 21 é o caminho para o planejamento participativo de longo prazo para o desenvolvimento sustentável, e têm os princípios que precisamos usar para garantir essa mudança. É uma forma de garantirmos não o futuro dos nossos netos, mas já o dos nossos filhos, e até mesmo o presenteâ?. Falou também, sobre os avanços conquistados e os desafios que os Fóruns Locais terão ainda que superar em 2014.

Hora de agir

Durante seu discurso, o Secretário Carlos Minc deixou claro aos membros dos Fóruns Locais presentes na plateia que este é o momento de colocar as propostas das Agendas 21 Locais em prática. Ele explicou que foi elaborada uma nova forma de governança que possibilitará colocar em prática mais ações previstas nos Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável. "Temos um modelo em que o Fórum Comperj articulará com o Conleste para que as propostas contidas nas Agendas 21, tão trabalhadas ao longo desse tempo, possam ser transformadas em projetos. Também vamos apoiar as Prefeituras para que possam elaborar bons projetos e consigam superar as dificuldades burocráticas para conseguir financiá-los, algo que os municípios nem sempre conseguem. O importante é saber que o Comperj é um grande desafio, mas também uma grande oportunidade".

O Subsecretário Luiz Firmino explicou melhor o modelo de governança que facilitará a realização das propostas das Agendas 21 Locais. Com a inclusão do Comitê das Agendas 21 Locais na Região do Conleste (ComARC) no Fórum Comperj, as propostas do PLDS serão consideradas na formulação no Plano Territorial, chamado PET-LESTE, que servirá de base para a elaboração de projetos pelo Conleste. "Fechamos com a Petrobras um apoio financeiro de R$ 7,2 milhões para os próximos três anos para fortalecer o Conleste e vamos destinar R$ 4 milhões para o PET-LESTE.

Teremos então três instrumentos: o Plano Territorial, que é um planejamento do entorno e terá que levar em conta tudo o que as Agendas 21 Locais já produziram; teremos o Conleste estruturado para elaborar os projetos e levá-los à Brasília para captar recursos do PAC e outros; e temos o Fórum Comperj, que irá fazer as interações das instituições para que isso dê certo. Acreditamos que assim conseguiremos tirar do papel as iniciativas.

Comperj

Após apresentar informações técnicas sobre o Comperj, o gerente Daniel Rocco, que foi apresentado à iniciativa recentemente e vem acompanhando-a, afirmou estar surpreso com a força que o grupo possui no cenário regional. "Aprendi o que era Agenda 21 quando cheguei ao Comperj e comecei a entender a relação do meu trabalho, da obra e do nosso dia - a - dia com as atividades de cada setor, dessa sociedade civil organizada representada nos Fóruns Locais. A Agendas 21 Locais têm hoje um peso considerável na região e já se tornaram uma referência", explicou.

Já José Abadia, que trabalha com Agendas 21 Comunitárias, mostrou que esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento das comunidades, municípios e do próprio país. "É uma ferramenta de grande valia para nós, tanto empresas quanto governos, de rearrumar essa ordem de desenvolvimento que vem acontecendo ao longo dos anos. São iniciativas de muito valor para a sociedade, para o meio ambiente, para a economia, para as empresas, para o terceiro setor, e que não devem ser desconsideradas".

Ações Encaminhadas

Para encerrar as apresentações, a consultora Patricia Kranz apresentou o resultado do acompanhamento dos PLDS feito pelos membros dos Fóruns Locais ao longo de 2013. Os números apontados mostram que 50% das ações previstas nas Agendas 21 Locais estão encaminhadas, ou seja, iniciadas, em andamento ou concluídas. Além disso, indicou que, das cinco ordens que compõem o PLDS, a Econômica é a que apresentou mais avanços: 83 ações concluídas, o que representa 6,94% das propostas.

Para Patricia, estes resultados mostram que o esforço de todos não é em vão e que o trabalho deve continuar a ser realizado nos municípios. "A partir deste trabalho os Fóruns podem continuar desenvolvendo novas propostas e acompanhando a implementação das que se encontram em andamento. O importante é que puderam perceber que muito já foi conquistado. Agora é continuar trabalhando, estudando e buscando as soluções mais sustentáveis para as questões locais e regionais. A criação do ComARC é um marco no processo."

Confira o detalhamento dos resultados.

ComARC

O II Encontro foi encerrado com a apresentação dos membros escolhidos pelos Fóruns Locais para compor o Comitê das Agendas 21 Locais na Região do Conleste (ComARC), que já possui assento no Fórum Comperj desde agosto deste ano, após a promulgação do decreto 44324/2013 do Governo do Estado. O Comitê foi criado a partir da necessidade de uma articulação dos Fóruns Locais junto às instâncias regionais e estaduais, na busca de um modelo de desenvolvimentos sustentável para a região.

Confira aqui mais informações sobre a posse dos membros do ComARC.

Para terminar a noite, todos os presentes participaram do coquetel de confraternização, que representou o encerramento das atividades deste ano. O ComARC irá retomar as atividades no dia 28 de janeiro de 2014, quando irá realizar seu planejamento e escolha da coordenação do Comitê.

Fonte: Agenda 21

 

 

 

 

 

  Copyright © 2021 ILTC       Todos os direitos reservados.