» NOTA DE FALECIMENTO
» Reach Consultancy estabelece parceria com o ILTC
» Projeto parceiro do ILTC inaugura o Arquivo de Memória Amélia Tomás, em Cantagalo

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


Doris Ferraz de Aragon é homenageada pela SBC

A SBC â?? Sociedade Brasileira de Computação, em sua funpage no Facebook, está postando uma série de homenagens às mulheres que em muito contribuíram para a formação do conhecimento sobre computação no Brasil e seus avanços. Desta vez a homenageada foi Doris Ferraz de Aragon, fundadora do ILTC.

Abaixo o texto publicado.

"Militante no campo da pesquisa científica, Doris Ferraz de Aragon foi daquelas mulheres que deixa saudades (e muito!) pelo seu entusiasmo e sua seriedade em relação ao avanço da ciência. Por isso, ela é a nossa homenageada na campanha ?#‎SBCpormaismulheresnacomputação?.

Visionária, empreendedora e feminista, deixou marcas importantes na pesquisa e no ensino da ciência: fundou, em 1981, o ILTC â?? Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência, instituição privada, sem fins lucrativos, de caráter técnico-científico, educacional e beneficente, e o presidiu de 1982 a 1984 e de 1985 a 1999. Em 2000, ano de sua morte, o instituto passou a se chamar ILTC â?? Doris Ferraz de Aragon, em sua homenagem.

Também é uma das fundadoras da Rede Cooperativa de Pesquisa em Inteligência Artificial (RECOPE-IA) e, no final da década de 1980, foi pioneira no incentivo à colaboração universidade - centro de pesquisa - empresas. Articulou importantes inovações para os estudos multidisciplinares: defendia a conexão entre diferentes instituições e áreas de produção de conhecimento.

Seu trabalho teve destaque científico no exterior e no Brasil, nas áreas de Lógica Matemática, Inteligência Artificial (Inteligência Competitiva), Hypermedia e Informática na Educação.

Seu legado deixa saudade, mas também a torcida para que a ciência ganhe cada vez mais mulheres como Doris!

#SBCpormaismulheresnacomputação ?#‎meninasdigitaissbc? "

 

 

 

 

 

  Copyright © 2021 ILTC       Todos os direitos reservados.