» NOTA DE FALECIMENTO
» Reach Consultancy estabelece parceria com o ILTC
» Projeto parceiro do ILTC inaugura o Arquivo de Memória Amélia Tomás, em Cantagalo

 

Destaques


Outras notícias

 

 

Notícias


Projeto "100 Anos Sem Euclides" é premiado em Congresso da UFRJ

O Projeto de Extensão Interinstitucional "100 Anos Sem Euclides" que promove uma série de ações artísticas, culturais, acadêmicas e educativas, direcionadas a diversos segmentos da sociedade fluminense,  foi premiado, no final de novembro de 2012, no Congresso de Extensão da UFRJ. Ficou entre os dez melhores trabalhos apresentados em todas as categorias do evento fazendo jus ao Prêmio FUJB de Extensão Universitária.

É o reconhecimento de um trabalho que se realiza desde 2008, no interior do estado do Rio de Janeiro (entre Cantagalo e Nova Friburgo)de um dos mais geniais escritores da literatura nacional e do continente sulamericano. Nascido no século XIX, no município fluminense de Cantagalo, Euclides da Cunha é considerado um expoente quando se fala em antevisões da modernidade. De muitas maneiras, Euclides foi pioneiro no jornalismo literário, no tratamento das questões nacionais, enfim, na densidade narrativa que sempre cercaram a sua obra e a sua própria vida.

O Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (ILTC), parceiro do Projeto, concorda que o grande prêmio no entanto, tem sido conquistado cotidianamente, com o brilho no olho de quem ensina-aprende, nas Oficinas de Arte, Contação de Histórias e de Produção Textual, no Cineclube da Cunha, no Arquivo de Memória Amélia Tomás, no Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, na Cordelteca Madrinha Mena, nos Altos Papos Euclidianos, nos Ciclos de Debates com Educadores, na Blogosfera Euclidiana, no LetraAlfaAfeto, na Tenda das Artes, no Concurso Euclidiano de Pequenas Narrativas, na Oficina de Pasquim â??O Euclidãoâ? e em tantas outras frentes que o projeto ousou abrir.

Segue a premiação recebida pela professora  Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis, coordenadora do Projeto 100 Anos Sem Euclides :

  • â??O Ponto de Cultura os Serões do seu Euclides: um Projeto de Educação Patrimonial, Artística e Culturalâ? â?? Prêmio FUJB de Extensão Universitária.
  • â??100 Anos Sem Euclidesâ?: um Quadriênio de Inclusão Cultural e Formação Continuadaâ? â?? Menção Honrosa de Extensão Universitária.

 

 

 

 

 

  Copyright © 2021 ILTC       Todos os direitos reservados.